Dando Nota

Rodrigo Alves

Sonhos de Natal

Este slideshow necessita de JavaScript.

Publicado no Jornal de Piracicaba em 25 de novembro de 2016
Caderno Cultura – Página 2

Quando eu tinha 9 anos, sonhei ganhar uma bicicleta de Natal. Meus pais trabalharam duro para atender ao pedido, mesmo no típico período de instabilidade econômica da era Collor. De lá para cá, mais de 20 anos depois, não tive sequer um dezembro em branco.

Esta semana a bicicleta de Natal voltou à memória. Quem despertou a lembrança foi o seu Jorge. Ele segurava uma lousa escolar verde, com a inscrição em giz: “quero ganhar uma bicicleta (pode ser usada!)”.

Idoso, o seu Jorge não estava na rua, segurando a lousa. Ele chegou até mim por acaso, numa segunda-feira, quando já estava no descanso do meu apartamento e navegava na internet.

O seu Jorge é um dos mais de 100 idosos que integram a ação Adote um Sonho de Natal, lançada no Facebook pela Câmara de Vereadores de Piracicaba em prol dos moradores do Lar Betel e da Casa de Amparo Cantinho da Vovó Sônia.

Logo que aceitei o convite para a campanha, encontrei outros desejos comoventes, entre eles o do seu Vidal, que até pouco tempo morava no meu condomínio. Jamais conheci sua história. Então o Facebook me colocou a par de seu novo lar e também do seu sonho: um sapato tamanho 41.

Também conheci a Dona Ana, que quer um kit hidratante, a dona Iltes, que pede um ventilador, o João Castanho, que deseja uma televisão pequena, o Félix, que quer uma Bíblia, e a dona Filomena, que espera um brinco e um anel delicado.

A lista dos idosos traz ainda camisas dos times São Paulo e Corinthians, rádios, celulares, headphones, aparelho auditivo, cesta de frutas, camisola, carteira, boné, cinto, cobertor, travesseiro e pijama.

Inédita na cidade, a campanha nasceu inspirada em Nayane Alves da Costa, da Casa do Idoso Amor à Vida, em Luziânia, Goiás. Uma reportagem com a história foi exibida no Fantástico e a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro da Câmara, Kátia Mesquita, seguiu o exemplo, auxiliada por Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Arquivo.

Graças à ação no Facebook, no mesmo dia do lançamento, o Adote um Sonho de Natal teve 100% de adesão. Agora, os organizadores conversam com outras instituições para ampliar a campanha.

Além do seu Jorge e do seu Vidal, as crianças carentes da cidade possuem um Natal mais feliz, por meio da ação de Mariana Valentini, de 88 anos. Há mais de duas décadas, ela forma uma rede de pessoas dispostas a fazer sacolas de presentes, contendo brinquedos, roupas, doces e itens de higiene. O material segue para as paróquias da Diocese de Piracicaba que possuem Pastoral da Criança.

Seu Jorge e seu Vidal moram em instituições de amparo. Mesmo privados da convivência com a família, mantêm o sorriso no rosto. Também sorridentes, as crianças ‘adotadas’ por dona Mariana compõem outra ponta da sociedade e sentindo as diferenças econômicas do país logo nos primeiros anos de vida.

Esses idosos e crianças só precisam que alguns corações deixem de lado suas ganâncias e sejam capazes de abraçar desejos singelos de fim de ano.

Num país tão grande e de tantas adversidades como o Brasil, ainda há os que sonham no Natal. E há também os que transformam esses sonhos em realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25 de novembro de 2016 por em Opinião e marcado , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: