Dando Nota

Rodrigo Alves

2016 em direção a 1964

Manifestação na avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/ AGPT

Manifestação na avenida Paulista. Foto: Paulo Pinto/ AGPT

Publicado no Jornal de Piracicaba em 9 de setembro de 2016
Caderno Cultura – Página 2

Não é preciso muito esforço para perceber a postura autoritária do atual governo brasileiro, cujo slogan desordem e regresso cairia bem. Aos que acham a afirmação exagerada, deixo uma pequena coleção de notas, extraídas de jornalões, portais e revistas semanais.

Serei econômico nos comentários, desta vez. Num curto período de 10 dias, a sensação é de que o Brasil de 2016 segue rapidamente em direção ao de 1964.

G1, 31/8 – Dilma perde mandato sob a acusação de crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais”.

Estadão, 31/8 – Editorial “Um tigre de papel”: a baderna travestida de protesto contra o impeachment resume bem aquilo a que se reduziu o que seus organizadores chamam pomposamente de apoio popular à presidente afastada.

Veja, 31/8 – Temer toma posse: chega a hora das reformas; sem a sombra da interinidade, peemedebista tem de driblar crise na base para emplacar medidas que tirem o Brasil do atoleiro econômico.

Veja, 31/8 – Temer, depois da posse: ‘Não vamos levar ofensa para casa’; presidente orientou sua equipe a, com elegância, rebater xingamentos.

IG, 2/9 – Governo sanciona lei que permite pedaladas fiscais; flexibilização foi a principal justificativa para o afastamento de Dilma.

G1, 2/9 – Temer diz que turbulência política no Brasil é ‘página virada’.

IstoÉ, Edição Histórica – A marca do meu governo será a pacificação; em sua primeira entrevista como presidente, Temer fala dos planos para colocar o país nos trilhos.

Estadão, 3/9 – Editorial “Os inimigos da democracia”: a complexidade e a diversidade da condição humana tornam a convivência democrática um exercício desafiador que precisa se socorrer, nas sociedades livres, de mecanismos de mediação das vontades em conflito.

G1, 3/9 – Ministro da Justiça nomeia 19 novos conselheiros da Comissão de Anistia; ex-ministro de João Goulart, Almino Afonso vai presidir o colegiado. Outro nomeado, Paulo Saraiva, foi sargento do Exército no período militar.

Correio Braziliense, 5/9 – Governo aproveitará o Sete de Setembro para marcar um novo período nas relações do Palácio do Planalto com as Forças Armadas.

G1, 5/9 – Polícia detém 26 pessoas antes do protesto em SP; 18 adultos e 8 menores foram levado para o Deic e passaram horas sem acesso à defesa.

Correio Braziliense, 5/9 – “Não houve excesso”, diz comandante da PM sobre ação policial em protestos. Multidão foi dispersada em meio a bombas de gás lacrimogênio.

Folha, 5/9 – Coronel da PM ironiza estudante de 19 anos, que teve olho perfurado em protesto na rua da Consolação.

Estadão, 5/9 – Editorial “Um sistema claramente disfuncional”: a consumação do impeachment obriga a uma profunda reflexão sobre a disfuncionalidade do sistema de representação em vigor no Brasil.

Estadão, 6/9 – Hora de exercer a autoridade, diz editorial, que destaca a necessidade de “medidas impopulares” e a obrigação de convencer os brasileiros de que “tempos difíceis exigem medidas duras”.

Veja, 6/9 – PM atropelou manifestante de propósito, diz ouvidoria; viatura avançou sobre um homem no Centro de São Paulo.

Valor Econômico, 6/9 – Reforma trabalhista traria retrocesso, diz especialista. Em momentos de crise, a flexibilização de direitos só favorece a expansão do capitalismo predatório.

Estadão, 8/9 – Temer é recebido com vaias e aplausos no desfile do Sete de Setembro; governo anuncia apuração para identificar manifestantes contrários ao presidente que estavam em arquibancada reservada a servidores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de setembro de 2016 por em Opinião e marcado , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: