Dando Nota

Rodrigo Alves

Pão, pão, queijo, queijo

pao pao queijo queijo-01

Publicado no Jornal de Piracicaba em 8 de abril de 2016
Caderno Cultura – Página 2

Então fica assim: você gosta de pão com goiabada. Eu prefiro pão com queijo. Mas queijo e goiabada, separados, é a nossa preferência em comum. Apesar das diferenças, compartilhamos espaços semelhantes, sem motivos para estarmos em atrito.

O exemplo do pão com goiabada parece simples. Só que às vezes complicam tanto. Até pão e goiabada têm sido questionados. E outras coisas mais.

O arroz, por exemplo. Para a minha mãe, tem de ter alho como tempero. Mas é o dente do alho e não o tempero comprado em potinho nos supermercados. Eu não gosto de alho na comida, prefiro o tempero em potinho. Nem por isso a comida da minha mãe deixa de ser a melhor do mundo.

Simples também foi a escolha da filha da minha amiga. Ela tatuou no braço a frase “amor maior do mundo” como homenagem aos pais, que acharam o gesto lindo. Eu não gosto de tatuagens. Em mim, pelo menos. Mas acho que muitas pessoas ficam bem tatuadas, inclusive a filha da minha amiga.

A música, para mim, é algo simples. Gosto de Elis, Cazuza, Marisa Monte, Marcelo Jeneci. Enquanto muitos dos meus amigos preferem o indie, eu vou de música clássica, definida por muitos como entediante ou elitizada. Mas, se há os que exorcizam Lobão e os que cultuam Wesley Safadão, quem sou eu para condená-los, sendo apenas fã de Jamie Cullum e Coldplay?

Talvez seja pela simplicidade no andar que eu admiro todos os dias a cara de felicidade da dona Maria, que aproveita as horas vagas para uma caminhada com os cachorros, e também o Gabriel, que solta aquele sorriso gostoso quando consegue reunir os amigos no boteco. E o João, que elegeu os reality shows como terapia. É nos programas de TV que ele se desliga da rotina pesada.

Nem a caminhada da Maria, o boteco do Gabriel ou o BBB do João os tornam maiores ou menores, menos ou mais, assim como o Sebastião, que é de direita e lê a Veja como se fosse a bíblia, o Pedro, fã dos Stones, e a Sabrina, leitora assídua do Brasil 247 e esquerdista convicta.

Todos, que trabalham muito para pagar o pão de cada dia, têm preferências muito distintas e podem se encontrar no boteco com o Gabriel para compartilhar suas visões de mundo em harmonia, convidando também o João, casado com o Pedro, a Sabrina, esposa da Teresa, e o Gabriel, namorado da Maria.

Num cenário de tanta diversidade, há espaço de sobra aos que gostam de verde e amarelo, vermelho, azul, branco ou cinza. E aos que amam patos. Seja o pato ao molho de laranja com batata assada ou o pato de borracha. Nem tudo sobre patos precisa ser lutas de classes, debate político, esquerda ou direita, polarização, bipartidarismo, pró e contra, palanque ou embate.

Hoje eu quero queijo com goiabada. Amanhã posso querer só queijo. Ou marmelada. Ou posso desejar, com toda a calma do mundo, uma sociedade que não seja apenas pão, pão, queijo, queijo. Que leve as coisas menos a sério. Que pense em si, sem esquecer o coletivo. A vida, afinal, é feita de coisas singelas, como o pão e o queijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 7 de abril de 2016 por em Opinião.

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: