Dando Nota

Rodrigo Alves

Tempos insanos

20150820090540570212i

Publicado no Jornal de Piracicaba em 1º de abril de 2016
Caderno Cultura – Página 2

Lorena Reginato tem 12 anos e sofre de câncer. Nem por isso a doença lhe abalou. Ela criou um canal no YouTube, a TV Careca, para mostrar o processo de recuperação, e a história foi parar no Fantástico. Um hacker invadiu sua conta e apagou todo o conteúdo e seguidores.

Estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí agrediram os colegas da Universidade Estadual de Campinas numa partida de vôlei, em Lins. Os alunos da FMJ escreveram as letras da palavra C-O-T-A-S na barriga, em provocação aos estudantes cotistas. Este ano, Unicamp teve mais da metade dos ingressantes vindos de escolas públicas.

Monique Ranauro, 29, saiu de casa com a filha para comprar comida no Rio de Janeiro. Foi abordada por um motoqueiro, que ameaçou atirar em ambas caso não voltassem para a casa. Ouviu palavrões como puta e desgraçada. A garota, de apenas cinco meses, trajava um macacãozinho vermelho da personagem Minnie.

Um grupo de jovens artistas sofreu ofensas racistas de funcionários da TAM, no voo entre Brasília e São Paulo. “Depois que começaram a vender passagens nas Casas Bahia, ficou foda andar de avião! Troca de lugar com a feinha aí”, teriam dito os funcionários. Os jovens gravaram um vídeo em protesto e o material viralizou na internet. A TAM nega as acusações.

Uma estudante da Facamp foi agredida por colegas, ao chegar na universidade com um vestido vermelho, escolhido aleatoriamente e sem a intenção de conotações políticas. Os colegas tentaram fazê-la trocar de roupa e a hostilizaram até que fosse embora da faculdade. Eles trajavam preto, em protesto à nomeação do Lula ao ministério da Casa Civil. Sem buscar uma punição aos culpados, o diretor da instituição enviou um e-mail a todos os estudantes, proibindo discussões “político-partidárias”.

Andreza Delgado, 20, participava de uma manifestação com estudantes contra a reestruturação da rede estadual, em São Paulo. Policiais militares deram voz de prisão à professora por lesão corporal, dano qualificado, corrupção de menor, resistência, desacato e desobediência. A caminho para a delegacia, Andreza sofreu tortura psicológica dentro da viatura, sendo chamada de vagabunda e macaca. A PM negou as acusações.

Ariane Leitão, 34, havia planejado uma consulta médica de rotina para o filho, em Porto Alegre. A pediatra Maria Dolores Bressan lhe enviou um WhatsApp negando atendimento. Ariane é ex-secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. Consultada sobre o assunto, a presidencia do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul defendeu a postura da médica.

Entre dezembro de 2002 e julho de 2015, Cláudia Cruz e Danielle Cunha, esposa e filha do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, gastaram cerca de 86 mil dólares em compras na Chanel, Dior, Balenciaga e Louis Vuitton. Os gastos foram pagos com parte do dinheiro de propina, superior a 5 milhões de dólares, que Eduardo Cunha teria recebido por viabilizar a aquisição de um campo de petróleo em Benin, na África, pela Petrobras.

Em 28 de junho de 1945 nascia Raul Seixas. Um dos pioneiros do rock no Brasil, ele ganhou o país com as canções Metamorfose Ambulante, Tente Outra Vez, Maluco Beleza e Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás. Nestes tempos insanos, no entanto, evoco os versos da música Pare o Mundo que eu Quero Descer: “Por que eu não aguento mais noticias de corrupção, violência, que não param de aumentar. E ainda por cima: ter que pagar pra nascer, ter que pagar pra viver, ter que pagar pra morrer. Tá tudo errado, tá tudo errado. Desorientado, cego vivo enquanto eu vou ficando aqui parado.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de abril de 2016 por em Opinião.

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: