Dando Nota

Rodrigo Alves

Renovada aos 115

Publicado  no Jornal de Piracicaba em 18 de dezembro de 2105
Caderno Cultura – Página 2

O 12 de dezembro de 2015 ficará guardado na memória como uma data emocionante. Para mim, para as 1.500 pessoas que estiveram no Engenho Central e, certamente, para a pequena Bebé Salvego, a diva-mirim piracicabana apaixonada por jazz que completou, na ocasião, 12 anos, e encerrou a Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Renovada aos 115 anos. Essa é uma frase que utilizo com frequência ao falar da Sinfônica em 2015, conduzida por dois visionários piracicabanos, radicados na capital paulista, reconhecidos no universo musical e que permanecem com os olhares para a terra natal. O maestro Jamil Maluf e o violoncelista André Micheletti merecem os nossos aplausos.

Jamil e André entenderam a importância da música erudita para a cidade. Captaram a necessidade de manutenção dessa manifestação artística, num vácuo formado no decorrer dos anos. Pinçaram 55 talentos e elaboraram um programa diversificado para a temporada, sob a chancela da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com aporte, no segundo semestre, da Hyundai, Caterpillar, Bom Peixe e Raízen.

Foi difícil conter as lágrimas no concerto de sábado, com Bebé Salvego cantando Billie Holiday. Foi inevitável não notar o sorriso do público, empolgado, que levantou da cadeira para dançar Tico-tico no Fubá. Foi ímpar o momento em que, tomado pela alegria, Jamil cantou trechos de Carinhoso, de Pixinguinha. E foi lindo observar, na plateia, Talge Maluf e Alessandra Salvego, mães de Jamil e Bebé, de olhos marejados, e a admiração de Otiniel Aleixo para a performance da garota no palco.

Também me encantai ao ver as crianças sentadas no chão, boquiabertas e de olhos vidrados, a performance musical e cênica do Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri e o empenho da equipe da Rádio Educativa FM, na transmissão do concerto ao vivo. A soma de fatores contribuiu para um espetáculo de excelente nível.

Assim como o concerto de encerramento, a emoção emanou nas demais apresentações da Sinfônica, de abril a novembro, sempre com a presença de solistas reconhecidos no Brasil e no exterior, assim como dos regentes Thiago Tavares e Érica Hindrikson, convidados nos meses de maio e setembro, respectivamente. A resposta do público, em todas as situações, foi única, lotando as apresentações, pedindo bis, aplaudindo de forma calorosa.

Ao trabalho de Jamil e André estão somadas a atuação de figuras nos bastidores, fundamentais para o sucesso da temporada: o diretor administrativo José Carlos de Moura, conhecido pelo trabalho incansável pela manutenção da Sinfônica há vários anos; a sempre conectada produtora Mayumi Micheletti, o atento inspetor Marcos Villa Nova e Antônio Carlos Garcia, responsável pelo arquivo artístico, além de Heloísa Guerrini, diretora do Teatro do Engenho, sempre solícita e acolhedora, assim como toda a equipe da casa de espetáculos. Esses nomes e mais 55 instrumentistas compõem uma grande família musical, unida para democratizar a música erudita e projetar, por meio da cultura, o nome de Piracicaba.

Jamil certa vez disse que “é importante crescer num ambiente em que a música esteja a serviço da comunidade”. É o que aconteceu em 2015, com os concertos mensais da Sinfônica e com os quartetos de cordas e sopros no projeto Música nas Escolas. Como jornalista, mas principalmente como espectador, sinto-me privilegiado de acompanhar tudo isso de perto e fazer parte dessa equipe.

No encerramento da temporada, Jamil nos revelou, em tom de descontração, a vontade de ver Piracicaba torcendo tanto pela sua Orquestra, quanto torce para o time XV de Novembro. Caro maestro, o seu trabalho incansável caminha para isso. E o público espera, ansioso, pela temporada 2016 da renovada Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18 de dezembro de 2015 por em Opinião e marcado , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: