Dando Nota

Rodrigo Alves

O que as pesquisas dizem sobre nós?

google-trends

Publicado no Jornal de Piracicaba em 15 de maio de 2015
Página 2 do Caderno Cultura

Você sabe como beijar bem? Como ganhar dinheiro? Como perder barriga? Por que os homens soluçam? Por que comemos? Por que arrotamos? Por que dormimos? Imagino que, para a próxima questão, não há enigma: como baixar o WhatsApp? Para quem desconhece qualquer das alternativas, a solução está na ponta dos dedos, sem precisar do mouse, basta que o 3G colabore ou as prestadoras de internet esteja de bom humor. Do resto, é recorrer a seis palavrinhas mágicas no teclado: Google, o pai da santíssima trindade cibernética, composta também por Facebook e YouTube.

Sete das oito perguntas listadas no parágrafo acima integram o ranking das mais pesquisadas pelos brasileiros, de janeiro a dezembro do ano passado, e constam entre as principais dúvidas há alguns anos no poderoso buscador virtual, a Enciclopédia Barsa do presente, pronta para saciar sede e fome ao menor indício de interrogação. Ter dúvidas, para quê? Recorrer ao Google tem sido a máxima para demonstrar conhecimento. Com ele, tornamo-nos especialistas em generalidades, adjetivo antes utilizado para designar os jornalistas.

Quer saber quais são as dúvidas dos brasileiros, americanos, tchecos e japoneses? Dê um Google, oras! Só que neste caso, vá direto ao http://www.google.com/trends. Para quem desconhece a ferramenta, ela utiliza dados de pesquisas ao longo do tempo para avaliar os comportamentos do consumidor, além de apresentar gráficos com a frequência em que os termos são procurados em várias regiões e idiomas.

Dias destes, numa tarde entediante, fui vasculhar as tendências da web. Enquanto a população mundial direcionou suas buscas para as crises políticas e humanitárias, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e o vírus Ebola, no território tupiniquim o item mais buscado foi o Big Brother Brasil. Depois vieram Enem, a novela Amor à Vida, as eleições, a morte de Eduardo Campos e a Copa do Mundo, item que ocupou o terceiro lugar entre as pesquisas mundiais.

O brasileiro também se preocupou em obter detalhes sobre Anitta, MC Gui, Psirico, Renato Aragão, Viviane Araújo, banda Malta e a música Lepo Lepo. Entre os aplicativos, o primeiro lugar ficou com o Secret, que reveja segredos íntimos de usuários. Tudo em 2014. Se considerarmos a tendência dos primeiros dias de maio (e é possível obter dados recentes no Trends), figuram no ranking o casamento da Preta Gil, a socialite Kim Kardashian, I Love Paraisópolis e o resultado da Quina (todos querem ficar rico!).

Em seu blog corporativo, o Google diz que o relatório é uma forma de despertar “insights” para o mercado sobre o movimento da sociedade no meio digital. A análise dos dados, para mim, representou o pouco interesse da mesma sociedade com o mundo além das telas. As más línguas afirmam que os poderes legalmente constituídos refletem a sociedade. Eu acredito na máxima também para a internet: é o espelho do que queremos, do que pensamos e como vivemos.

Um lindo e inspirado vídeo do Google para ilustrar o Trends informa que, entre as tendências, pesquisamos mais sobre esperança do que sobre medo e mais sobre ciência do que ficção. E que nós buscamos para entender as coisas e, ainda, que as buscas incessantes servem para nos inspirarmos.

#tôpassado com a falta de inspiração brasileira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: