Dando Nota

Rodrigo Alves

Sesc Piracicaba realiza Bienal Naïfs até 30 de novembro

Um rico recorte da diversidade cultural brasileira pode ser visto na Bienal Naïfs do Brasil, que em 2014 chega à 12ª edição na unidade do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro).

Intitulada O Santuário Refletido no Espelho, a mostra será aberta nesta quinta-feira, 7, às 20h, com 106 obras, entre óleos sobre tela, gravuras, bordados, tecelagem e outros suportes que caracterizam a arte que também é conhecida como ingênua, espontânea, instintiva, popular ou naïve.

Temas como casamento, cidade, campo, cotidiano, educação, festa popular, futebol, imaginário, natureza, objetos e religião estão presentes. Há também fotopinturas dos acervos de Júlio Santos e Titus Riedl.

A mostra possui 106 obras de 81 artistas brasileiros, provenientes de 16 estados. Elas foram selecionadas por Antônio Santoro Junior, Kelly Cecília Teixeira, Oscar D’Ambrosio e Valdeck de Garanhuns, entre os 726 trabalhos de 363 artistas de todas as regiões do país.

A bienal é realizada desde 1992, com o intuito de privilegiar a participação da arte naïf, produzida, na maior parte das vezes, por artistas autodidatas e de origem humilde, conhecidos pelos traços primitivos-modernos.

A curadoria tem a assinatura do pernambucano Diógenes Moura, escritor, editor e curador de fotografia independente que atuou como curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1998 e maio de 2013.

A programação extrapola os limites físicos da unidade do Sesc, com instalações, intervenções e apresentações artísticas na cidade, incluindo vídeo mapping, dança, DJ’s, ateliês abertos (confira as atrações de agosto no site do Sesc SP). Também recomendo a visita ao site oficial da 12ª edição, que está bem legal. Clique aqui para acessar.

As visitas seguem até 30 de novembro, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h45, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. A entrada é gratuita. Mais informações: (19) 3437-9252.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: