Dando Nota

Rodrigo Alves

A nova Rainha do Camarote

Publicado no Jornal de Piracicaba em 9 de maio de 2014
Caderno Cultura – Página 2

Vergonha alheia. Duas palavras definem a minha reação ao ler a reportagem “Mulher do Joesley, não!”, publicada em 30 de abril na Veja sobre a rotina da âncora do Jornal da Band, Ticiana Villas Boas, casada com o empresário da Friboi, a maior companhia de carne bovina do mundo. A cada página degustada, a sensação era de que a revista semanal fazia nascer a nova Rainha do Camarote.

Qual a diferença de Ticiana, a jornalista, de Alexander de Almeida, o personagem-capa da versão paulistana de Veja, apelidado de Rei do Camarote? Ele apareceu a bordo de uma Ferrari, ela dirige um Porsche Cayenne. A moça possui um jato Legacy de 25 milhões de dólares, o rapaz prefere a viagem em avião fretado. A noitada de Alexander custou R$ 50 mil e o vestido de casamento da mocinha saiu por 180 mil euros.

Os ingredientes das histórias são semelhantes. Se o camarote de Alexander é o clube de luxo Pink Elephant, no Itaim Bibi, o da jornalista são os imóveis em Nova York e em Angra dos Reis. O primeiro se propôs a gravar um vídeo com os 10 mandamentos para se tornar o rei das baladas, enquanto ela afirma desconhecer o preço da gasolina e ainda diz ter medo de perder a noção da realidade.

Rei e rainha, Alexander e Ticiana podem dividir o mesmo camarote. Ambos apreciadores do champanhe Cristal e estampados na seção Sociedade de uma publicação classificada como elitista, conhecida pelo posicionamento de direita e considerada porta-voz da classe emergente. Na balança, o rapaz saiu na frente. Da revista ganhou capa e tornou-se meme nas redes sociais. Ela? Um subproduto no miolo. Sequer causou indignação na população.

O sentimento de vergonha alheia com a postura de Ticiana é o mesmo que tenho com o modo de vida do Rei do Camarote. Como jornalista, ela mostra uma inversão brutal de valores inerentes aos profissionais da área. Seu mundo é de um colorido especial, com reformas da casa na hora que bem entender, serviçais full-time e cartões de crédito sem limite. Sobre os problemas que rondam o nosso país, Ticiana não explanou uma linha. “Sabe de nada, inocente!” é a frase mais adequada, exclamada pelo também pensador contemporâneo Compadre Washington.

Mas de inocente Ticiana não tem nada. Mesmo com pouca experiência, galgou a ancoragem do principal telejornal da Band e o terceiro maior salário no jornalismo do canal. Enquanto isso, seu colega de bancada, Ricardo Boechat, só detém três Prêmios Esso, um dos mais importantes na área. Não seria mais oportuna a participação no programa Mulheres Ricas? Talvez esse não seja esse o desejo do marido Joesley, que destina generosas contribuições ao intervalo comercial da emissora com as empresas de sua propriedade: Neutrox, Seara, sabonetes Francis e também a Friboi.

Para Ticiana, a reportagem da revista Veja é um troféu, como também as várias páginas de sites de fofoca com o seu nome desde a chegada triunfal aos estúdios da Band e o casamento com o bilionário. Seu nome sempre estampou portais como Glamurada (Uol), Gente (IG) e até mesmo o Ego (Globo). Um simples Google nos dá essa constatação.

Enquanto brinca de ser jornalista, a nova Rainha do Camarote poderia ouvir os versos gravados por Elis Regina em 1972, presentes na canção Olhos Abertos, de Zé Rodrix e Guttemberg Guarabyra. Quem sabe desta forma ela entenderia um pouco do espírito de um repórter, sedento por informação, pelo contato com as boas histórias e pela utopia em mudar o mundo. “Eu quero encontrar as pessoas, de mãos dadas e olhos abertos, sem me preocupar com dinheiro e posição. Eu preciso encontrar as pessoas, ficar de mãos dadas com elas, conversar com a boca e os olhos no coração.”

Um comentário em “A nova Rainha do Camarote

  1. Pingback: Sobre Bias, Marcelas e Ticianas | Dando Nota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: