Dando Nota

Rodrigo Alves

Seu amigo marcou você e mais 44 pessoas num link

virus

Publicado no Jornal de Piracicaba em 2 de maio de 2014
Página 2 do Caderno Cultura

Quer emagrecer? Pergunte-me como! Frutinha milagrosa… deliciosa e realmente emagrece! Testado e aprovado, funciona de verdade! Adorei a nova cor do meu Face, veja como ficou. Fulano marcou você e outros 44 amigos num link. As frases ficaram famosas entre os cativos da maior rede social do mundo. Uma praga que incomoda muitas pessoas no Facebook.

A primeira vez que recebi uma chamada desse tipo, desconfiei de seu caráter. Na própria internet encontrei uma notícia: havia 800 mil contas infectadas no segundo semestre de 2013. Hoje o problema é tão grande que o Facebook bloqueia, por dia, 200 milhões de ações maliciosas, e nem assim dá conta do recado. É o tal shake do emagrecimento, a proposta de emprego para ganhar muito dinheiro em casa e o sorteio para o PlayStation4.

A esperteza dos geradores de malwares (como são chamadas as mensagens maliciosas) avança anos luz e fisga até usuários avançados. Há posts tão bem elaborados que indicam endereços falsos de sites de notícias como fonte, o que dificulta a identificação do vírus. Quer um exemplo recente? Com a queda do avião da Malaysia Airlines, um link informava: “Urgente! Descobriram onde está o avião desaparecido”. Como a notícia mobilizou o mundo, a curiosidade dos internautas causou milhares de infecções.

A proliferação dos malwares tem provocado várias reações na rede social. A principal delas é o bloqueio dos contatos que alastram os links. Eu já fiz isso, mas depois de avisar a pessoa várias vezes e perceber que não houve providências para eliminar o problema. Concordo que o usuário é responsável pela própria navegação, mas considero o “block” uma punição severa. Nesse mundo virtual novo, que aos poucos provamos também o gosto amargo, o risco de errar é iminente.

Ainda sou adepto do didatismo, do diálogo e do esclarecimento. A cada malware que surge no Face, comunico o amigo infectado. Também denuncio ao Facebook a suspeita de spam. Se houver interesse do contato, explico a importância de um antivírus atualizado, de varreduras frequentes, da troca da senha e como modificar as configurações de privacidade. É chato, eu confesso, e me faz perder alguns minutos, mas não consigo agir diferente.

Se você é um usuário leigo, só deseja curtir e compartilhar as mensagens de forma despretensiosa, lembre-se que o pior prejuízo é entregar de bandeja dados privados importantes da sua vida. É aí que a sua ingenuidade provoca consequências na vida real. É simples se vacinar e não requer domínio avançado. Tome um remedinho chamado desconfiômetro, de graça, e pense duas vezes antes do clique. Afinal, ser responsável é contribuir com uma internet mais segura.

4 comentários em “Seu amigo marcou você e mais 44 pessoas num link

  1. Rodrigo Alves
    23 de julho de 2014

    Thanks Pa Moreno :)

    Curtir

  2. Rodrigo Alves
    23 de julho de 2014

    Isabella, tudo bem? Não tenho muita familiaridade com a plataforma Android. Sou um usuário básico de internet e novas tecnologias também…rs. Desculpas por não poder ajudar.

    Curtir

  3. Isabella Dias
    23 de julho de 2014

    Olá! Ótimo artigo! Tire-me uma dúvida se possível… O tal malware também se manifesta se o clique for feito pot meio do aplicativo para facrbook do android?! Obrigada desde já! :)

    Curtir

  4. Patricia
    21 de julho de 2014

    Hahaha! Super bem vindo esse artigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 2 de maio de 2014 por em Opinião e marcado , , , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: