Dando Nota

Rodrigo Alves

A selfie mais cara da história

selfie oscar

Publicado no Jornal de Piracicaba em 7 de março de 2014
Caderno Cultura – Página 2

A foto teve todos os elementos para alcançar o sucesso. Luzes, ação e famosos sorridentes. Mas o momento com maior número de tuítes na história não foi 100% espontâneo. Era produto de um acordo multimilionário para servir aos interesses de três gigantes: a fabricante de smartphone Samsung, o Twitter e a rede ABC de televisão. No olhar estampado das estrelas de Hollywood estava a mensagem: time is money.

Se você curtiu as noites de Carnaval, não presenciou o episódio acima. Ele ocorreu no domingo, 2, durante o Oscar, a glamorosa festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A anfitriã da cerimônia, Ellen DeGeneres, convocou nomes como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt e Angelina Jolie para um autorretrato coletivo, as famosas selfies. A ação, especula-se, causou um bug na empresa de microblog e tornou-se a imagem mais retuitada da internet até os dias atuais. “Nós quebramos o Twitter. Fizemos história”, disse a apresentadora.

A instantaneidade do momento carrega grandes cifras. Estima-se que a Samsung pagou 18 milhões de dólares por cinco minutos em anúncios da rede ABC durante a transmissão da cerimônia. Imagine o custo dos vários produtos durante toda a festa, que durou mais de três horas? Também houve o patrocínio de 10 selfies de celebridades, tuitadas na conta da Academia de Artes. Já o Twitter teria promovido os autorretratos por meio de um amplificador, que dá tratamento preferencial aos posts de anunciantes.

Mas de que adiantaram os investimentos em milhões de dólares pela Samsung, se Ellen DeGeneres preferiu seu fiel iPhone para postar as imagens de bastidores do Oscar nas redes sociais? É obvio que a empresa coreana se esquivou sobre a postura da apresentadora e classificou o sorriso coletivo como “incorporação orgânica”. Negou ainda a remuneração da selfie. Depois, anunciou a doação de 3 milhões de dólares para instituições de caridade à escolha de Ellen DeGeneres. Uma delas possui como acionista Laurene Powell Jobs, viúva do lendário fundador da Apple, segundo o site CNN Money.

Ainda que cômico, o episódio em Hollywood remete a episódios desastrosos envolvendo celebridades e o mundo do marketing. Eleita diretora de criatividade da BlackBerry, Alicia Keys produziu tuítes via iPhone. “A culpa foi de hackers”, defendeu-se a cantora. A Samsung, em 2012, sofreu constrangimentos com o atleta David Beckham, embaixador global da marca que foi pego tirando fotos com um aparelho de Steve Jobs. E depois houve o tenista David Ferrer, que tuitou, de um iPhone, seu amor pelo Galaxy S4.

Em terras brasileiras também colecionamos exemplos. O mais recente envolveu Roberto Carlos e a empresa Friboi. O cantor decretou sua volta ao menu animal pela bagatela de R$ 25 milhões. A “conversão” foi desmentida pelo cineasta Fernando Meirelles e o rei sequer teria tocado na carne, porque, afinal, ainda é vegetariano. Outro episódio emblemático trouxe Zeca Pagodinho em 2003. Embora tenha declarado seu amor pela cerveja Nova Schin, apareceu depois num comercial da Brahma. O caso foi parar na Justiça e envolveu o Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária). Hoje Zeca e Brahma estão proibidos de negociar qualquer campanha.

A selfie de Ellen, que foi mais comentada que a própria premiação do Oscar, evidencia que mesmo popstars experientes cometem gafes. Se o esforço da empresa foi o de realçar a nova gama de produtos, incluindo o Galaxy Note 3 usado por Ellen, a Apple não moveu uma palha para que ela mostrasse sua preferência pelo iPhone. As celebridades até podem ostentar o consumo de novos bens, mas nem sempre os produtos são os preferidos no dia a dia. Espontâneo até a página dois, o autorretrato de Ellen e outras estrelas tem potencial para o Guinness Book. Até que provem o contrário, é também o mais caro da indústria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: