Dando Nota

Rodrigo Alves

Museu abriga mostra de Lúcia Portella e alunos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Poética dos Quatro Elementos 2 é a mostra em destaque até 1º de dezembro no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, no Centro de Piracicaba. Neste domingo (17/11) estive no espaço para visitar as obras em exposição, produzidas ao longo de 2013 por 26 alunos da ceramista Lucia Portella, que também apresenta peças de sua autoria. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, incluindo feriados.

Lúcia é natural de Taubaté, mas pode ser considerada uma “piracicabana”. Militante nas artes há mais de três décadas, ela mantém um aconchegante ateliê no bairro Alto, na rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, 1.839. Como forma de apresentar ao público o resultado dos trabalhos dos seus alunos, Lúcia Portella realiza a exposição a cada ano, que já recebeu outros nomes e passou por espaços distintos da cidade, como Centro Cultural Martha Watts, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Universidade Metodista de Piracicaba e Casa do Médico.

Um dos lemas da ceramista é fugir do caráter utilitário da cerâmica. Como utilitário, leia-se: peças que rementem aos utensílios domésticos. Por isso, em Quatro Elementos 2, o que se vê são peças contemporâneas, com amplas possibilidades de exploração da argila, matéria-prima da cerâmica que muitas vezes é confundida com o “barro”, mas que trata-se, na verdade, um recurso mineral, a exemplo do petróleo, calcário e quartzo.

Como sugere o nome da mostra, uma das intenções é demonstrar a ação dos quatro elementos sobre as peças: o ar, a terra, o fogo e a água. Em outras palavras, a natureza é um agente direto em todo o processo, quando a obra, após concebida pelas mãos e olhar dos ceramistas, segue para a queima, seja no forno a gás ou no forno elétrico, com temperatura de 1.300 graus Célsius.

Além de Lúcia, participam da exposição André Aguiar Insaurraude, Ana Creuza Colares, Ana Maria Paladino, André Toshio Iamamoto, Claudia Attanasio, Denise Barbosa, Edilaine Brum, Eliana Bighetti, Fabiana Delphine, Gabriela Cardoso, Giovana Boni, Helena Stolf Dias, Juliana Paladino, Juliano Carriel, Magda Trevelin, Mara Silvia Pillon, Maria Elisa Alleoni, Márcia Zambom, Maria José Martins de Oliveira, Maria Regina Santiago, Mari Romani Ferreira, Maristela Paranhos, Raquel Sansígolo, Nuno Zagatto, Sonia Torrezan e Vânia Grizzo.

Um comentário em “Museu abriga mostra de Lúcia Portella e alunos

  1. Wenceslau Castilho
    1 de dezembro de 2013

    “///.Usted és una gran fuerza en la matéria de divulgacion de las cosas buenas de nuestra cidad de “Piracicaba”,Novia de la colina..vas adelante..usted merece..uno fuerte abracio…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 17 de novembro de 2013 por em Curiosidades e marcado .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: