Dando Nota

Rodrigo Alves

Claudinei Bettiol abre exposição no Museu

Aspectos da angústia, do medo, da ansiedade e da morte norteiam a exposição Inversão da Beleza, do artista plástico Claudinei Bettiol. Ele leva ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma seleção de obras em acrílica sobre tela, com abertura na quarta-feira (16), às 19h30, e visitas até 3 de novembro.

Bettiol atuou como cartunista na imprensa piracicabana entre 1992 e 1994. Parte de sua produção na área foi reunida no livro Os Quinze de Piracicaba, lançado pela Imprensa Oficial em 2003. Dos 13 aos 17 anos cursou desenho artístico e anatomia humana com Marco Cavalarri. Desde 1999, quando começou a trabalhar com a pintura de forma mais intensa, o artista ampliou suas pesquisas enquanto colorista.

O uso diversificado das cores é um dos elementos que compõem a mostra, dividida em dois ambientes do Museu: uma com tratamento mais voltado para a cor e outra para a convulsão de linhas e direções. Apesar de o colorido diversificado parecer um elemento contraditório à proposta, Bettiol diz que ele intensifica a dramaticidade das obras.

A partir do que define como “mundo interior”, Bettiol opta pela linha expressiva e tem como intenção instigar a reflexão dos visitantes sobre assuntos negados pela cultura atual. “Enxergo a arte como importante veículo para transformação e crescimento pessoal, tanto do artista quanto de quem a contempla”, diz o artista.

A curadoria da mostra tem a assinatura de Cássio Padovani, que destaca o domínio da técnica pelo artista piracicabano. “É possível reconhecer que o conteúdo da produção de Bettiol é a experiência particular de um homem ansioso, que conhece de perto a angústia, a dor e a finitude num tempo de contínuas ameaças à vida. E o cromatismo atraente das pinturas não tem o propósito de suavizar o horror temático, mas colabora para acentuar a vertigem sufocante e repulsiva dessas obras, misto de dilaceração e putrefação”, afirma Padovani.

A exposição tem o patrocínio da Biomin do Brasil, multinacional austríaca sediada em Piracicaba. A gerente de RH da empresa, Criatina Hayashi, diz que a obra de Bettiol foca um viés universal da arte. “O contato com esse universo artístico tão particular irá contribuir com as discussões internas do público, melhorando sua autopercepção.”

SERVIÇO – Exposição Inversão da Beleza, de Claudinei Bettiol, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Abertura às 19h30 de quarta-feira (16). Visitas até 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3422-3069.

Um comentário em “Claudinei Bettiol abre exposição no Museu

  1. Claudinei Bettiol
    15 de outubro de 2013

    Adorei a matéria!!! Muito obrigado, Rodrigo. Um grande abraço… :)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 de outubro de 2013 por em Artes plásticas e marcado , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: