Dando Nota

Rodrigo Alves

Conheça os premiados no 11º Salãozinho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os vencedores do 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba foram anunciados ontem (29), em cerimônia no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A estudante piracicabana Raíssa Pedroso, 7, da Escola Estadual Professor José Romão, levou o primeiro lugar na categoria 7 a 10 anos com caricatura de Chiquinha, personagem da Turma do Chaves; enquanto Lia Tricoli, 11, do Instituto de Arte e Cultura Garatuja, de Atibaia, venceu na categoria 11 a 14 anos com a versão do cantor Pe Lanza.

“Escolhi o Pe Lanza porque é um personagem que chama bastante atenção, tem um óculos gigante e o cabelo é muito engraçado”, descreveu Lia Tricoli, que faz questão de dizer: “ não sou fã das músicas da banda Restart”. No ano passado, durante o 10º Salãozinho, ela conquistou o terceiro lugar na categoria 7 a 10 anos. Já Raíssa declarou sua paixão pela personagem Chiquinha e se disse surpresa com o resultado. “Pretendo participar todos os anos, porque gosto muito de desenhar”, disse a estudante.

A análise dos 2.514 desenhos enviados para o Salãozinho ficou a cargo de Amauri Ribeiro, Igor Bragaia, Maria Luziano e Daniel Ponciano, que integraram o júri de premiação e seleção. “O colorido e a espontaneidade, inerentes à criança, resultaram numa Chiquinha graficamente engraçada”, comenta Daniel. Para Maria, a caricatura de Pe lanza se destacou pela inovação: “Este foi um dos trabalhos mais completos, unindo criatividade e qualidade técnica.”

De 7 a 10 anos também foram premiados os estudantes Hellen Mariano, 10, da Escola Estadual Honorato Faustino (2º lugar) e Mariê Isabelle Ferreira, 10, do Centro Educacional Sesi 165 (3º Lugar). Na categoria 11 a 14 anos foram contemplados Renan Amaral, 13, da Escola Estadual Professor Hélio Nehring (2º lugar); e Carolina Dorigo Andrade (12), do Colégio Objetivo Mogi Mirim (3º lugar). “Nossos critérios foram basicamente ideia e capricho, buscando sempre uma correlação entre a idade da criança e o nível do trabalho”, diz Igor.

MENÇÕES HONROSAS – O júri escolheu três desenhos em cada categoria que mereceram menções honrosas. Os autores são Arthur Abari, 8, do Instituto de Arte e Cultura Garatuja; Victor Gonçalves, 10, da Escola José Romão; Paola Suriano, 9, da Escola Honorato Faustino; Diego de Almeida, 14, e Milena Antonio, 14, da Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres; e Maria Eduarda Sarrido, 13, do Objetivo Mogi Mirim.

Realizada nos mesmos moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a versão infanto-juvenil do concurso é destinada a estudantes das redes pública e particular. O evento foi criado para incentivar novos talentos à prática artística e ao desenvolvimento da leitura sob a ótica do humor. São parceiros desta edição a CCR AutoBAn, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação e ArcelorMittal.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, entregou uma bolsa de estudos da Self Idiomas aos dois estudantes classificados em primeiro lugar. “O Salãozinho é o resultado de um grupo que pensa educação e cultura juntos. A criança, se pinçada em sala de aula, consegue desenvolver de forma única seus talentos e habilidades. Devemos isso também ao empenho dos professores em sala de aula, que estimulam a produção de um mundo melhor e mais colorido.”

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, destacou a importância do curso Humor na Sala de Aula, oferecido há quatro anos com a proposta de aproximar professores da rede pública ao humor gráfico, tornando-os multiplicadores da linguagem. “A educação é fator primordial na formação de um povo. Mas o humor e a alegria de viver fazem parte desse processo.”

Um dos idealizadores do Salão de Humor, o professor Adolpho Queiroz relembrou o histórico do evento, criado durante a Ditadura Militar como forma de protesto. “Quando a minha geração, há 40 anos propôs o Salão de Humor, tínhamos um cenário bem diferente. Não podíamos falar, não podíamos votar e nem discutir questões polêmicas. E hoje eu fico feliz pela oportunidade dada às novas gerações em colocar a criatividade em prática. Piracicaba é uma grande escola de humor.”

11ª EDIÇÃO – O Salãozinho de Humor está em exposição até 20 de outubro, no Armazém Eugênio Nardin (14A) do Engenho Central. São 232 caricaturas, charges, histórias em quadrinhos e cartuns. As obras foram produzidas por estudantes de Piracicaba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São Paulo, São Pedro, Perdões (MG), Campo Bom (RS) e Maringá (PR) e Argentina.

Ao entrarem no Armazém, as crianças percorrem a mostra Cuidando do Seu Caminho, da CCR AutoBAn. O público entre 7 e 12 anos pode participar da oficina O que Desenha o Desenho?, aos sábados e domingos, das 14h às 17h, com a arte-educadora Elisângela de Freitas Mathias, a Belê. Todos os domingos, às 16h, o Teatro do Engenho recebe espetáculos infanto-juvenis da programação do projeto Diversão em Cena, da Arcelor Mittal.

SERVIÇO – 11º Salãozinho de Humor. Visitas até 20 de outubro, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 20h, no Armazém 14A do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Acesso pela Passarela Estaiada Aninoel Pacheco Dias e Ponte do Mirante (Vila Resende). Informações: (19) 3403-2620 ou http://www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions!
%d blogueiros gostam disto: