Dando Nota

Rodrigo Alves

Salão de Humor anuncia vencedor de Prêmio Júri Popular

Mencao caricatura - Walter Toscano - Peru

O artista Walter Toscano, do Peru, sagrou-se campeão na segunda edição do Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righetto, realizado pelo 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ele caricaturou o espanhol Javier Bardem, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante em 2007 pelo filme Onde os Fracos Não Têm Vez.

A obra angariou 2.562 votos entre 26 de agosto e 20 de setembro, de um total de 7.501 votantes no site oficial do Salão de Humor. Em 2013 foram 14 menções honrosas concorrentes, nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, Tiras/HQ, Saúde Unimed e Futebol. O artista receberá R$ 5.000 como prêmio. “Escolhi desenhar Javier Bardem pela fisionomia especial. O homem é uma mistura de touro, mas também tem um lado suave. Interessou-me extrair a psicologia do personagem”, declarou.

Toscano tem 39 anos, é artista plástico, poeta, contista e produtor de bonecas de pano. Ele atuou no júri de seleção do primeiro Cartoonmag, no Irã, e conquistou em 2013 o Grande Prêmio no Öktemer Köksal, na Turquia, e o primeiro lugar em caricatura no 18ª Salão Internacional de Humor do Mercosul, em Buenos Aires. Também recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Caricatura Web 2013.

Além da caricatura de Javier Bardem, o artista foi selecionado no 40º Salão de Humor com um desenho do ator e cantor norte-americano Sammy Davis Jr. (1925-1990). Em 2008 ele participou da mostra em Piracicaba com um desenho do rei Pelé. “Ganhar o Prêmio Júri Popular é muito importante na minha vida, porque é o sinal de respeito e apreço do meu trabalho pelo público”, destaca Toscano, que já expos em salões no Peru, Equador, Áustria, México, Romênia, Turquia e Irã.

O caricaturista peruano concorreu ao prêmio com os artistas brasileiros Caetano Cury, Rafael Corrêa, Josimar Costa de Lima e Silvano Mello, além dos estrangeiros Didie SW, Dario Castillejos, Pawel Kuczynski, Borislav Stankovic, Toso Borkovic, Pablo Lobato, Igor Kondenko, Carlos Hierrezuelo e Vladimir Kazanevsky.

Para o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), ficou evidente a aceitação do júri popular, realizado exclusivamente na plataforma virtual e criado no ano passado por lei municipal. Como exemplo ele cita os números de 2012, quando foram computadas 3.471 participações. “A votação popular caiu no gosto do público, que sempre foi muito participativo em todas as edições do Salão”.

O Prêmio Júri Popular presta homenagem a um dos idealizadores do Salão de Humor. Educador com mais de 30 anos de atuação na rede estadual de ensino, Alceu Marozi Righetto (1738-2008) era jornalista, radialista e tornou-se, em 1978, o primeiro secretário da Ação Cultural em Piracicaba.

Um comentário em “Salão de Humor anuncia vencedor de Prêmio Júri Popular

  1. Walter Toscano
    25 de setembro de 2013

    Muito obrigado para a nota, Rodrigo. Saudações!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25 de setembro de 2013 por em Artes plásticas e marcado , , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP
%d blogueiros gostam disto: