Dando Nota

Rodrigo Alves

A internet e a mudança de hábitos

JPC240513-002P.indd

Publicado no Jornal de Piracicaba em 24 de maio de 2013

Se o computador pode ser considerado uma das invenções mais revolucionárias da humanidade, a internet é a revolução da revolução. Ela deixou de ser luxo para ser necessidade e tem até uma data comemorativa mundial, celebrada na semana passada (no dia 17), instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Um dos responsáveis pelas mudanças de hábito é o velho Internet Explorer, lançado pelo arquibilionário Bill Gates com o Windows 95. Desde então, a internet é um instrumento de trabalho, cultura e informação e não possui rédeas, como atestam os dados do Ibope Nielsen Online. Somente no Brasil somos mais de 80 milhões de internautas, sendo 67,8 milhões de usuários residenciais. Há cinco anos, o número era de 25,5 milhões.

A transformação pode ser percebida na frente do computador. Se há cinco anos sofríamos com a internet discada de uma forma arcaica, a banda larga é realidade nos lares brasileiros, assim como a conexão por smartphones e tablets (embora paguemos caro por isso e o serviço deixe a desejar). As lan houses, antes entupidas de gente, estão cada vez mais raras.

Um dos pontos chave da internet é que ela oferece ao usuário algo que não sabia, até então, que precisava, como disse um amigo outro dia. Rompeu a noção de cronologia e nos ajudou a administrar melhor o tempo (e a desperdiçar mais ele, pra variar, navegando aleatoriamente).

Com auxílio de celular, Skype, e-mail e videoconferência trabalhamos em casa, pós-expediente e dispensamos idas ao ambiente físico da empresa. Ações cotidianas ficaram mais simples, como o pagamento de contas no internet banking em vez das agências bancárias. Não precisamos enfrentar longas filas para a compra de ingressos de cinema, shows e teatros.

A chamada Web 2.0 – fundamentada no conteúdo colaborativo e por isso conhecida como web participativa – permitiu a criação gratuita de sites e blogs, além dos perfis no Twitter e Facebook e uma infinidade de redes sociais que se surgem a cada dia.

A velocidade da informação é um dos grandes reflexos na mudança de hábitos. As notícias não ecoam durante uma semana, como antes. Deixam de ser importantes a cada hora. Não precisamos mais esperar o Jornal Nacional para saber as novidades do dia, que são enviadas de forma colaborativa por internautas aos portais, com mais agilidade que o próprio rádio.

Nosso jeito de consumir as mídias também mudou. Quando eu era pequeno, por exemplo, adorava as sextas-feiras porque existiam promoções das locadoras de vídeo ao estilo alugue três filmes e ganhe um de graça. Hoje, você tem o YouTube, filmes on-line, canais virtuais e pode recorrer à pré-compra de um lançamento aguardado.

Da mesma forma, nos desapegamos das lojas de CDs (o último que comprei foi em 2006) e consumimos música com mais facilidade. Antes você começava um álbum pela faixa um e terminava na 16. Hoje, faz o download do single ou encontra os álbuns completos no MySpace dos músicos.

O próprio Bill Gates já esperava tudo isso quando lançou o Internet Explorer, como pode ser visto na entrevista a Hermano Henning no programa Fantástico, em 1995, disponível no YouTube.  “O mundo vai ser um lugar bem menor, pois o computador vai juntar as pessoas. A comunicação dará um salto imenso”.

Com a web e suas ferramentas, deixamos de ser usuários passivos para termos voz nas várias plataformas. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24 de maio de 2013 por em Curiosidades e marcado , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: