Dando Nota

Rodrigo Alves

Cartunistas apresentam suas facetas nas artes plásticas

Este slideshow necessita de JavaScript.

É comum que a função do cartunista seja a de retratar um fato de forma engraçada, por meio do exagero nos traços e na linguagem, correto? Mas a proposta do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor) é contrariar essa regra com a mostra Dupla Face, que será aberta no Engenho Central neste sábado (23), às 15h30. Nela, artistas gráficos premiados nos principais salões de humor do país apresentam uma faceta reveladora e criativa, por meio de seus trabalhos em artes plásticas. As visitas seguem até 9 de março, com entrada gratuita.

Estarão em cartaz aproximadamente 60 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e colagens. O cartunista Eduardo Grosso, diretor do CEDHU Piracicaba, conta que a ideia partiu de Robinson José, cartunista da cidade de Sumaré, que se encarregou também de convidar os artistas para a mostra. “Todos são frequentadores assíduos do Salão de Piracicaba. Alguns, inclusive, premiados em diferentes edições do evento”, explica.

Segundo Edu Grosso, é comum que os artistas trabalhem em variadas vertentes, até como uma forma de estudo e crescimento profissional. “Muitos iniciam sua vida artística produzindo trabalhos enquadrados como artes plásticas e ao longo do tempo descobrem e investem em outras linguagens e técnicas. Esta mostra evidencia isto. São artistas conhecidos pelo seu trabalho na área do humor, mas cuja produção é mais ampla”, completa.

Os cartunistas campineiros chegam em peso para a mostra. São eles Bira Dantas, Caio Yo, Dalcio Machado, Dimaz Restivo, Dimas Garcia, Fabiano Carriero, Márcio Marchini, Paulo Branco, Renato Stegun e Theo Ide. De Piracicaba participam Edu Grosso, Érico San Juan, Willian Hussar e Igor Bragaia.

Há ainda trabalhos de artistas que foram destaque na 39ª edição, realizada ano passado. É o caso do catarinense Manohead, que teve uma menção honrosa de sua autoria classificada em primeiro lugar na votação pública do Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto. Também expõe o carioca Glen Batoca, que em 2012 conquistou menção honrosa com uma caricatura de Clementina de Jesus.

Outros nomes que tiveram relação direta com a edição anterior são Páffaro, de Vinhedo, e Cláudia Kfouri, de Ribeirão Preto, que integraram o júri de seleção dos trabalhos, e Junior Lopes, que trouxe a paralela com caricaturas em retalhos. O time da exposição se completa com Camilo Riani (Rio Claro), João Carlos Mattias (Rio de Janeiro), Misso (Americana), Mônico Reis (Vinhedo) e Robinson José (Sumaré).

Em 2013 o Salão Internacional de Humor comemora 40 anos e será realizado de 24 de agosto a 20 de outubro. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU.

SERVIÇO – Mostra Dupla Face. De 23 de fevereiro a 9 de março no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Alain, 454, Engenho Central, Vila Rezende). Visitas de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-2620.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23 de fevereiro de 2013 por em Curiosidades.

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Entardecer no Engenho Deus ajuda quem cedo madruga E no café, o que é que tem? always together Sol dos namorados #Piracicaba250anos E a tarde de hoje foi de "God" no Teatro do Engenho. Tem, mas acabou! Os "capivaras" na #viradasp

Flickr

OSP 2017 - ensaio para o 4º Concerto da Temporada

OSP 2017 - ensaio para o 4º Concerto da Temporada

Mais fotos
%d blogueiros gostam disto: