Dando Nota

Rodrigo Alves

Leituras Públicas em homenagem a Laura Lucci

No último dia 3/4, a orientadora de arte dramática em Piracicaba do Tusp (Teatro da Universidade de São Paulo), Laura Lucci, encaminhou aos seus contatos o e-mail a programação 2012 do ciclo sete do projeto Leituras Públicas, que seria realizado entre os meses de abril e junho em diferentes espaços da cidade, em parceria com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, grupos e instituições teatrais e artistas convidados.

Mas Laura, tão querida no meio cultural, em 5 de abril sofreu um acidente de trânsito na rodovia Bandeirantes, em trecho próximo a Sumaré, e deixou-nos não apenas órfão de seus trabalhos, como de todo seu espírito de solidariedade e sabedoria. Ela era dona de uma característica tão rara nos dias de hoje: a capacidade de unir e reunir as pessoas para tratar de assuntos agradáveis ou apenas para se confraternizar.

Mesmo com a fase de luto ainda muito latente, amigos e companheiros das artes cênicas na cidade decidiram manter o encontro de abertura do Leituras Públicas, como homenagem à Laura, que completaria 42 anos no dia 18 de abril. O encontro será nesta segunda-feira (9/4), às 19h, no Lao Bar (rua do Vergueiro, 156, Centro).

O tema será Teatro, Verdade e Justiça. Conforme relatou Laura no e-mail: “o projeto tem por objetivo a leitura compartilhada e coletiva de peças teatrais, abrindo espaço para uma experiência diferenciada de plateia que fortaleça o sentido de pertencimento à coisa pública por meio da experiência estética”.

Inicialmente, Laura havia programado a participação de Dedé Pacheco, orientadora de arte dramática no Tusp São Paulo e pesquisadora de teatro, que iria propor um jogo cênico de leitura coletiva da peça Horácio, de Heiner Müller. Dedé não estará presente, por motivos emocionais.

Para este semestre, o tema do ciclo traria obras de autores consagrados para propor a reflexão sobre a questão da verdade e da justiça. Alguns amigos já manifestaram interesse em manter os próximos encontros, mas para tanto será necessário antes parecer das instituições envolvidas no projeto, incluindo o Tusp e a própria Esalq.

Os demais encontros em abril estavam previstos para o dia 16, às 12h30, no Centro de Vivência da Esalq (com Ponto de Partida, de Gianfrancesco Guarnieri, participação do Núcleo de Teatro do TUSP e convidados), e para o dia 23, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht, com a  participação do elenco da Ceta e dos alunos do curso de artes cênicas – iniciação teatral do Sesi).

Em maio os encontros estavam agendados no dia 11, às 19h30, no auditório do Senac Piracicaba, com Antígona, de Sófocles, e participação da atriz Marina Henrique (Coletivo Estalo) e dia 19, às 10h, no Colégio Piracicabano, com A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Durrenmatt, e participação do grupo Cochichonacoxia da Unimep, grupo de teatro Ronaumrose da Guarda Mirim e convidados.

Em 2 de junho, no Teatro Municipal Erotides de Campos, aconteceria às 14h30 a leitura de As Troianas, de Sartre, com a participação das oficinas de teatro do Programa MovimentAção Cultural e grupo Forfezinho. E o encerramento, em 15 de junho, às 20h, traria ao Lao Bar a psicanalista Maria Rita Kehl, num bate papo sobre Verdade e Justiça.

Espero, em breve, usar este espaço para trazer a notícia da continuidade do Leituras Públicas. Ainda estou muito emocionado com essa perda. Infelizmente não estarei presente no primeiro encontro, pois trabalho no mesmo horário, mas tenham certeza que meu pensamento estará no Lao Bar. Sei que será emocionante e também da forma como Laura gostaria que fosse, com as pessoas unidas e discutindo o teatro.

3 comentários em “Leituras Públicas em homenagem a Laura Lucci

  1. Benedita Giangrossi
    17 de abril de 2012

    A Laura Kihel Lucci, era funcionária do TUSP-Teatro da Universidade de São Paulo, prestando serviços como Orientadora de Arte Dramática no Campus de Piracicaba, com toda estrutura oferecida pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ-USP.
    Toda programação que já estava completada pela Laura, a ESALQ, vai continuar realizando, como as Leituras Publicas e o Núcleo de Teatro. As demais deverão ser organizadas com contratação de um no(a) Orientador de Arte Dramática, que será feito pelo TUSP, exclusivamente. Ficamos na torcida para que tudo retome seu lugar, pois creio que assim a Laura gostaria que fosse:continuar seu trabalho.

    Curtir

  2. Leda de Castro Kiehl
    14 de abril de 2012

    Oi Rodrigo
    Gostei muito do seu artigo e tenho certeza que a Laura ficaria muito feliz pela sua atuação. Seria ótimo se os encontros pudessem acontecer, mesmo sem a presença de nossa querida Laura; quem sabe ainda consigo estar presente em um desses acontecimentos. Todos sabemos que ela gostava muito de voce.Um abraço, Leda (mãe da Laura) e outro da Selene.

    Curtir

  3. Claudia Alves Fabiano
    9 de abril de 2012

    Querido, que bonito o que escreveu. Tenho certeza que a Laura queria realmente isso, saber que o trabalho que ela realizou continuará.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de abril de 2012 por em Teatro e marcado , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: