Dando Nota

Rodrigo Alves

Dia Mundial do Teatro – Dia de Novo Teatro em Piracicaba

Este slideshow necessita de JavaScript.

Às 20h deste 27 de março, Dia Mundial do Teatro, Piracicaba conhece o Teatro Municipal Erotídes de Campos, popularmente chamado de Teatro do Engenho Central, por estar localizado num dos mais conhecidos cartões postais da cidade, o Armazém 6 do Parque do Engenho Central.

Ciente de que os 422 lugares (divididos nos pavimentos e nas galerias) não serão suficientes para acomodar todo o público, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) montou uma tenda externa, com telão e cadeiras para 600 pessoas.

A primeira atividade da inauguração fica por conta da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do maestro Egildo Rizzi. Serão executadas as músicas Legalista, uma marcha; Separação (valsa de Elias de Mello Ayres, pela voz da soprano Ana Foizer); Murmúrios de Piracicaba; Aí, Cavaquinho, um choro; e a clássica Ave Maria de Erotídes de Campos, na voz do tenor Thiago Soares.

Depois disso, os atores piracicabanos Carlos ABC e Raul Rozados, integrantes da Tragatralha Cia. de Teatro, apresentam a cena Diálogos de Época, especialmente produzida para a inauguração.

Na sequência, a São Paulo Cia. de Dança apresenta a coreografia Legend, de John Cranko.

Por fim, o encerramento com o bailarino e coreógrafo piracicabano Hélio Bejani e Ana Botafogo (madrinha da Companhia Estável de Dança de Piracicaba). Eles são os responsáveis pelo pas de deux Um Carinho para Ana.

Compõe a programação de inauguração a mostra fotográfica Teatro Municipal Erotídes de Campos: Reconstruindo um Patrimônio (que ilustram este post). São 22 fotografias produzidas ao longo do processo de revitalização do Armazém 6. A curadoria é de Rafael Bitencourt, assessor de comunicação e marketing da Semac, e de Thiago Rozineli, diretor do Teatro Erotídes de Campos. As imagens são do próprio Bitencourt e de Marcos Vanceto, que também atuou na assessoria da Secretaria.

Passada a inauguração, a Semac programou 24 dias de atividades gratuitas no novo espaço (leia em link abaixo). A primeira delas será logo na quinta-feira, dia 29 de março, às 20h, com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Marcos Sadao Shirakawa.

O novo Teatro

R$ 10 milhões
É o custo total da obra (20% gastos pela Prefeitura e 80% pelo Santander)

422 lugares
É a capacidade do espaço, entre pavimento e galerias

Estrutura
Restaurante, bar, cozinha industrial, camarins, banheiros, hall e sala multiuso

Novembro de 2009
Data em que o prefeito Barjas Negri apresentou a obra para a imprensa

22 de fevereiro de 2010
Início das obras do novo teatro

Erotídes de Campos
É o nome do novo espaço, criado a partir do projeto de lei número Projeto de Lei nº 136/2011, de autoria do Executivo

Heloaldo Castello Silva
Foi professor de balé e dá nome à sala de ensaios do Teatro do Engenho, por iniciativa do vereador Bruno Prata

Marcelo Ferraz
Arquiteto da Brasil Arquitetura, responsável pelo projeto de restauro

Proeng Construtora
Responsável pela execução das obras

José Augusto Nepomuceno
É quem assina o projeto acústico do Teatro

+ do mesmo
Barjas Negri – Nasce um novo Teatro no Engenho Central
Programação especial de inauguração do novo teatro
Teatro Erotídes de Campos será inaugurado no dia 27
Teatro do Engenho terá Thiago Rozineli como diretor
Culturando: Um novo teatro para Piracicaba

5 comentários em “Dia Mundial do Teatro – Dia de Novo Teatro em Piracicaba

  1. Pingback: Dia Mundial do Teatro – Dia de Novo Teatro em Piracicaba | Engenho Central

  2. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    29 de março de 2012

    As fotos nos dão uma visão sobre o grande trabalho de restauração. Deixo aqui um escrito sobre o M~es de Março: “A morte é certa, mas, a gravidade da perda abafa vozes que firmaram e marcaram na história as suas idéias, falas, ideologias e vozes… Triste Mês de Março para o Brasil e para os Brasileiros. Triste Mês de Março para a cultura mundial. Triste Mês de Março para mim…Adeus Ademilde Fonseca! Adeus Chico Anísio! Adeus Millôr Fernades! A arte acordou mais triste!” Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Curtir

  3. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    29 de março de 2012

    Amore da minha vida como você alegrou o meu coração neste mês de março tão triste para a minha alma com as grandes perdas dos intelectuais brasileiros… Obrigada pelo trabalho e pela emoção que tive ao assist-los no dia e agora, publiquei no face e no twuitter.

    Beijos da sua madrinha

    CaipiraicabANA

    Curtir

  4. Vilma Souza Oliveira Gastão
    27 de março de 2012

    Rodrigo Alves!!! Muito obrigada por nos dar essa informação de presente!!! Obrigada por nos informar e mostrar a beleza que ficou o “Teatro Municipal Erotídes de Campos”, popularmente chamado de Teatro do Engenho Central… Curti e amei!!!! Nossa cidade mereceu e merece esse presente… E nós piracicabanos recebemos com muito carinho… Felizes aqueles que vão estar presentes neste evento… E poder prestigiar com suas presenças o encanto das apresentações, inclusive da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, “amo a música”…
    A todos que contribuíram de alguma forma desde o início desse projeto para que tudo se torna-se realidade e se realiza-se a essa maravilhosa inauguração, e os demais dias que se seguiram de atividades gratuitas… Digo: Muito Obrigada em nome de todos os Piracicabanos… Parabéns!!! E aos atores, diretores e artistas, enfim, a todos que de um modo geral que contribuíram e estão contribuindo para esse espetáculo magnífico aconteça na mais perfeita ordem… Digo: Muito obrigada!!!!

    Meu caro amigo Rodrigo!!! Deus segure o tempo… Que não chova!!! e que você possa fazer e trazer o seu belo trabalho para nós que não tivemos a oportunidade de estar presentes… Deus abençoe a todos… Um grande abraço…

    Vilma Souza Oliveira Gastão ou seja: Vilma Souza

    Curtir

  5. Pingback: Piracicaba ganha mais um teatro hoje | Amitiés

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: