Dando Nota

Rodrigo Alves

Pa Moreno e o seu tempo de Renascer

Foto: Thiago Altafini

No livro do Eclesiastes, capítulo três, há a definição perfeita para o tempo. “Para tudo há um tempo… tempo para calar, e tempo para falar… tempo para amar, e tempo para odiar… tempo para a guerra, e tempo para a paz”. Em nove meses se acompanha a gestação de um filho. Em um ano se presencia as quatro estações. E para cada coisa na vida, cada vez mais repleta de afazeres, há a pressa de se cumprir um determinado ciclo, atropelando o tempo desnecessariamente.

Para a cantora e compositora Pa Moreno, esse tempo parece ter chegado com seu novo CD homônimo. “É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas”, respondeu, inúmeras vezes, quando indagada sobre o aguardado lançamento do álbum, agora sim com data e local certos: neste 20 de novembro de 2011, às 19h, no Teatro Popular do Sesi Vila Industrial, em Piracicaba, como parte do Projeto Sesi Arte Local. É como se Patrícia tivesse escolhido essa data para ter o seu tempo de cantar, sorrir, dançar, celebrar…

A garota que na fase adolescente descobriu seu talento em um coral, numa espécie de gesto de rebeldia juvenil quis conhecer a realidade da ‘noite gringa’ e percorrer palcos na Europa. Depois, voltou para o Brasil para ter músicas de sua autoria incluídas em coletâneas de CDs. Com o tempo, Patrícia experimentou uma nova fase em sua carreira, ganhando, a passos calmos e num ritmo muito peculiar, a projeção de seu nome – e de sua voz e estilo – no cenário musical da cidade.

De um barzinho a outro, os projetos começaram a nascer:  participou de um espetáculo cênico-musical sobre a Era de Ouro dos Festivais, ganhou espaço em restaurantes refinados para promover pockets-shows e, como não é artista de uma nota só, mostrou sua capacidade de transitar com maestria pelo pop, rock and roll, jazz, MBP, bossa nova, blues e soul (sem ficar presa às composições nacionais).

Imagem da capa: Thiago Altafini e Carol Aleoni/Urgência Filmes. Arte: Rodrigo Toledo/Snorkel Creative

Imagem da capa: Thiago Altafini e Carol Aleoni/Urgência Filmes. Arte: Rodrigo Toledo/Snorkel Creative

Uma mesma Patrícia, várias Pa Moreno, que percebeu no agora o nascer/renascer de um tempo, de um projeto, de uma fase, e que traz consigo parceiros de peso, que souberam respeitar o seu ritmo. Primeiro o marido e apoiador de todas as iniciativas, Zé Rubens Trevisan (que compõe ao seu lado e integra a banda ao violão e guitarra), além de André Grella ao piano, Maicon Araki na bateria e Celso Rocha no contrabaixo (vale lembrar que o CD chega com o selo musical de propriedade de Rocha, o Apache Records). Na estreia do seu álbum no domingo, Patrícia terá ainda a participação como convidados de Daniel Sanches e Luís Fernando Fischer Dutra.

Vou encerrar minhas considerações com palavras da ultra-mega-blaster produtora cultural Luciana Machado (ou Luu Machado), que trouxe Patrícia para a Virada Cultural Paulista 2011 em Piracicaba: “a excelência de sua banda e seus 18 anos de carreira alicerça seus os amplos vôos da cantora (sic)“.

Mas independente de onde surjam as definições, é a própria Patrícia, intérprete de Renascer (letra de Sil Hion), que nos canta uma lição e nos ensina mais uma vez o quanto é valioso o tempo: “Sobrevivi, caí, desci, me levantei e a força brotou… De onde eu não sei, mas senti ela em mim…”

SERVIÇO – Show de lançamento do CD de Pa Moreno. Domingo, 20 de novembro, às 19h, no Sesi Vila Industrial (avenida Luiz Ralph Benatti, 600). Entrada gratuita. Mais informações: 3403-5928 ou http://www.pamoreno.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 de novembro de 2011 por em música, Nota 10, Piracicaba e marcado , , , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: