Dando Nota

Rodrigo Alves

Teatro abre exposição sobre Gustav Mahler

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto abre nesta sexta-feira, às 19h30, a exposição Gustav Mahler, para lembrar o centenário de morte do homem que foi considerado o porta voz das transformações musicais na virada do século 20.

Além da possibilidade de circular pelos painéis que estarão no hall do Teatro, o público que comparecer na abertura poderá apreciar as obras de Mahler por meio da apresentação elaborada pela Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – Empem, parceira da mostra que é organizada também pela Embaixada da Áustria e pelo Consulado Geral da Áustria – São Paulo.

O programa será executado pelo tenor Antônio Pessotti, pela pianista Cecília Belatto e pela maestrina Cíntia Pinotti (comentários).

Gustav Mahler

Quando criança, Mahler passava horas imitando o som das marchas militares e estava sempre presente nas apresentações folclóricas do vilarejo onde morava, a aldeia chamada Kalischt, localizada na Boêmia (atual República Tcheca).

Mahler nasceu no dia 7 de julho de 1860 e teve uma infância pobre. Começou estudando piano e, aos 10 anos, apresentou-se pela primeira vez em um concerto.

Aos 15 anos foi admitido no Conservatório de Viena. Apesar de ser um excelente aluno, sofria discriminação por não pertencer à aristocracia e por ser judeu.

Aos 20 anos já atuava como assistente na regência de orquestras que se apresentavam em pequenos teatros provincianos, e em 1885 regeu a famosa Ópera de Praga.

Em 1892 ele foi convidado para reger uma obra de Wagner no Royal Opera House de Londres. Em 1897 ele alcançou o cargo musical mais cobiçado de toda a Europa, a cadeira de Maestro Titular da Ópera Imperial de Viena, onde permaneceu por uma década.

Iniciou sua carreira de compositor com a cantata Das klagende Lied e com o ciclo de canções Lieder eines fahrenden Gesellen, e a partir de 1888 – data de sua Primeira sinfonia – passou a dedicar-se de corpo e alma a esse gênero: produziu mais dez sinfonias, deixando a última inacabada.

Gustav Mahler morreu no dia 18 de maio de 1911.

Fonte: Coleção Folha de Música Clássica

Um comentário em “Teatro abre exposição sobre Gustav Mahler

  1. Ana Marly de oliveira Jacobino
    6 de agosto de 2011

    Rodrigo se possível fazer um arranjo: no piano Cecília Belatto>> olha quem não foi perdeu uma noite de gala no Teatro Municipal Losso Netto! Um coquetel musical servido com alta gastronomia( no hall do teatro). Muito bom!

    Sua madrinha CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 5 de agosto de 2011 por em Curiosidades e marcado .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: