Dando Nota

Rodrigo Alves

Agora nova, biblioteca municipal é inaugurada

Nem parecia um fim de semana com feriado prolongado, levando em conta a presença maciça da população. A inauguração da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto foi disputada e deixou os presentes boquiabertos com a nova estrutura do prédio, localizado entre as ruas Tiradentes, Vergueiro e Saldanha Marinho.

Autor do projeto, o arquiteto João Chaddad abriu os pronunciamentos da noite. Com um olho enfaixado por causa de uma cirurgia, o presidente do Ipplap interagiu com a plateia de uma forma bastante bem humorada, arrancando risos dos presentes. “Perguntei ao meu médico se deveria vir. Ele disse: ‘vá e inaugure só metade da biblioteca’.” Depois, Chaddad chamou a secretária Rosângela Camolese (Ação Cultural) de “guru” da iniciativa, fez elogios ao trabalho de Lucila Silvestre, diretora do espaço, e falou da parceria com as demais secretarias, como a Semob (Obras). Sobre o prefeito Barjas Negri, preferiu adjetivá-lo como “furacão”, ao ressalvar em seguida: “mas não no sentido que derrubar, e sim pela agilidade”.

Já Rosângela Camolese, que fez o seu discurso na sequência, destacou o processo de digitalização do acervo – atualmente são 70 mil livros, mas a capacidade é de 100 mil – e disse que isto trará maior liberdade na escolha da obra, uma vez que terminais eletrônicos foram espalhados pelos ambientes da nova biblioteca. Entre outras coisas, Rosângela enumerou os títulos em braile, que permitem a leitura de pessoas com problema de visão: 3.000 no total.

Barjas Negri enfatizou a força da educação em Piracicaba, com importantes instituições, como Esalq, Unicamp e Unimep. E disse que a cidade não poderia ficar sem um espaço que responde às expectativas da população. Boa parte do discurso foi usada pelo prefeito para lembrar que ele não deixou a cultura de lado nos seus dois mandatos. Como exemplos citou a reforma da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, o projeto de revitalização do Engenho Central e o restauro do Museu Prudente de Moraes.

Antes da abertura das portas, aconteceu na área externa uma benção ecumênica e os convidados rezaram um Pai Nosso.

Na área interna da biblioteca, várias manifestações artísticas: os atores Washington Poppi, Eva Prudêncio e Luciana Felipe andavam de um lado para o outro recitando sonetos. Num canto, o calígrafo Leonel Stefanelli preenchia um certificado de presença. No outro, as escritoras Ivana Negri, Maria Emília Redi, Carmen Piloto e Leda Coleti autografavam a obra “Quatro Contos em Quatro Cantos”, além de Raquel Delvage com o seu “Um Príncipe no País dos Pássaros”. Houve ainda apresentação do quarteto Opus 4 e exposição de peças em cerâmica do artista Dalton Belmudes de Toledo.

Todas as salas da biblioteca – mesmo as administrativas – estavam abertas e iluminadas para que o público pudesse conhecer. O elevador estava em perfeito funcionamento. Nos terminais eletrônicos, Ivo Tozi demonstrava o sistema de cadastro para empréstimo dos livros, com leitura biométrica via impressão digital e uma webcam – utilizada como câmera fotográfica – para identificação da pessoa.

Em meio a muitas vidraças, a iluminação da nova casa chamou a atenção, mesmo a abertura sendo no período noturno. As estantes estão espaçadas e ganharam um colorido especial: vermelho, azul e amarelo.

Estas são as impressões iniciais que tive desta nova obra. Posso garantir: a biblioteca precisa ser aproveitada ao máximo pela população. Em breve, pretendo visitar novamente o espaço, testar o meu iPad no sistema wi-fi, refazer o meu cadastro e trazer alguns livros para a casa.

6 comentários em “Agora nova, biblioteca municipal é inaugurada

  1. Rodrigo Alves
    9 de novembro de 2010

    Irma. A Biblioteca já está aberta, funcionando. Abraço!

    Curtir

  2. irma fereira ramos
    9 de novembro de 2010

    Preciso de artigos, qualquer coisa que fale sobre contabilidade intelectual. gostaria de saber quando a biblioteca vai inalgurar.

    Curtir

  3. Rodrigo Alves
    6 de novembro de 2010

    Ivo. Estou devendo a visita durante o dia, inclusive quero testar o wifi da biblio e ver os espacos com mais calma… O lugar ficou lindo… Vc estao de psrabens!!!

    Curtir

  4. Ivo Tozi
    5 de novembro de 2010

    Rodrigo,

    Obrigado pela presença e que bom que gostou… e é isso a população tem que descobrir cada vez mais a biblioteca… agora que o acervo é de acesso livre, as pessoas tem o acesso facilitado aos excelentes livros que tem no acervo… precisa fazer uma visita durante o dia para ver como ficou bom a luz natural.

    Parabéns pelo blog, sempre com excelente conteúdo!

    Abrs.

    Curtir

  5. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    31 de outubro de 2010

    Caríssimo Rodrigo: eu estava sentada ao lado da Banda da Guarda Mirim…Adoro bandas fico emocionada ao ouvi-las, então, para curtir a música sentei ali do ladinho. Beijooooooooos fraternos

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Curtir

  6. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    30 de outubro de 2010

    Nossa! Afilhado como eu não o encontrei para lhe dar um abraço. Santo espaço este em que podemos encontrar os amigos e escolher livros para ler. Abraços Poéticos Piracicabanos
    Ana Marly de Oliveira Jacobino
    Deixe de lado as sacolas descartáveis. O planeta agradece

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 de outubro de 2010 por em Curiosidades, Literatura e marcado , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: