Dando Nota

Rodrigo Alves

Web ajuda a escolher candidato

 

Com a proximidade das eleições eleições em 2010 – o dia da votação é 3 de outubro – começam a chover e-mails e mais e-mails sobre candidato x, político y, senador tal e por aí vai. Chega uma hora que você fica tão irritado que nem liga mais para o conteúdo destas mensagens, pois fica se perguntando, sempre ao final da leitura: “devo mesmo confiar neste conteúdo?”. Ter uma indagação como esta é simples, porque os e-mails, 99,9% deles, são de ataques, nunca de elogios aos que pretendem ocupar o poder no país (ou se manter no cargo).

O descrédito para tais correntes da web surge também por causa do teor anônimo desse denuncismo  desenfreado. “Quem escreveu isto?” é uma outra pergunta que surge. Ou então: “quem perdeu tempo elaborando esta mensagem?”. Afinal, muitos de nós conceituamos política com “perda de tempo”. Simplesmente não nos interessamos pelo assunto no dia-a-dia, deixamos de acompanhar as ações nas esferas estadual, federal e municipal na TV, rádio, web e jornal. Temos, então, nossa parcela de culpa. Como disse hoje Alexandre Garcia, é deficiência de cidadania.

Ok, sem querer cair no pecado de dizer chavões e clichês sobre a nossa conjuntura nacional, quero indicar aqui alguns sites para quem pretende escolher o seu candidato em 3 de outubro.

Transparência Brasil
O site permite a digitação do nome do candidato e a busca por dados no Ministério Público Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Secretaria da Receita Federal, entre outros. Dá, por exemplo, a ficha completa de processos que a pessoa responde.

Projeto Excelências
A partir de fontes públicas, o portal reúne informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos.

Deu no Jornal
Conhece aquele velho ditado: “onde há fumaça, há fogo…”. Seguindo esta máxima, podemos pelo menos “duvidar” daquele candidato que vive sendo abordado em reportagens negativas na área de política. Você pode acessar este endereço diariamente, pois tem notícias novas todos os dias. E pode também pesquisar por determinado nome, para ver o que saiu de bom e ruim.

Às Claras 2006
Embora um tanto antigo, ainda serve como fonte de busca. Ele traduz os dados sobre o perfil do financiamento das campanhas eleitorais, descreve e analisa as informações provenientes das prestações de contas dos candidatos à Justiça Eleitoral, referentes às eleições de outubro de 2006. Dá para saber, por exemplo, quantos milhões um político gastou na sua campanha e na relação custo x benefício, quanto saiu o valor do seu voto.

É isto. Antes de apertar confirma, é bom pesquisar, analisar, se informar. Depois, pode votar!

3 comentários em “Web ajuda a escolher candidato

  1. fi80s
    30 de julho de 2010

    hauhaua esses candidatos parecem pecinhas de jogo da Grow ! LUDO! adorei !

    Curtir

  2. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    29 de julho de 2010

    Querido afilhado do meu coração: publiquei um presente para você lá no Agend@. Apareça e confira!

    Abraços Poéticos Piracicabanos
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Curtir

  3. Fábio Paiva
    28 de julho de 2010

    Rodrigo, dei um google com a palavra politica + piracicaba e te encontrei. n conhecia nem o endereço seu, que gostei bastante, e também não conhecia os sites que vc quis indicar sobre política… se manter informado hoje em dia é mto fácil e a internet só serve para nos ajudar na escolha dos futuros homens que vao assumir o poder nos próximos quatro anos. Gostei do seu comentário e vou visitar mais vezes este espaço leve e democrático.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28 de julho de 2010 por em Curiosidades, Informática e marcado , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: