Dando Nota

Rodrigo Alves

Blogs de fotografia

Diz o ditado que uma imagem pode dizer mais que mil palavras. Pode ser difícil para um jornalista reconhecer isto, mas que é verdade, é!

Na redação, quando escrevia para os cadernos Cultura e Movimento, eram frequentes as discussões (no bom sentido da palavra) com as editoras. “Escreva menos, temos imagens ótimas e vamos explorá-las”, era o que elas diziam.

Sempre gostei muito de escrever e quase nunca compreendia, mas quando olhava para as imagens já sentia a necessidade em parar os meus dedos inquietos e dar espaço ao que foi captado pelos excelentes fotógrafos que trabalham na redação.

Foi assim há 15 dias, quando redigia uma matéria sobre a exposição de fotografias O Carnaval pelas Lentes do JP, em cartaz no Shopping até o próximo domingo.

Pelas minhas contas, o texto daria 250 linhas, mas depois de fazer a seleção com o Bolly, achamos conveniente colocar seis fotos na página, afinal a expo contava com 40. Resultado: reduzi meu texto para 120 linhas (por iniciativa própria) para dar espaço às imagens dos fotógrafos. Hoje, com o meu trabalho “focado” na edição, já consigo entender mais a importância da fotografia no jornalismo.

Mas vou parar de rodeios por aqui, porque criei este post justamente para falar sobre dois blogs “made in Piracicaba” com uma visão muito especial.

O primeiro blog é de Fábio Mendes, fotógrafo da Unimep e que passou rapidamente pelo JP (deixou saudades pelo profissionalismo, agilidade, sensibilidade apurada e outras qualidades).

Em 27 de janeiro deste ano, recebi um e-mail do Fábio comentando a criação do blog. E no mesmo minuto fui lá conferir, por saber da competência de seu trabalho. Vez ou outra volto a visitar o endereço e me surpreendo com o conteúdo. Agora, já está no meu RSS do WordPress, já que ele adotou a mesma plataforma.

Pois bem, não vou descrever o conteúdo do blog Fotografando onde o peixe pára, porque acho injusto (e também cairia em contradição com as palavras iniciais deste post). Deixo o link para que conheçam de perto. Cliqe aqui.

Também de Piracicaba e adepto da blogosfera está Antonio Trivelin, de A Gazeta de Piracicaba. Seu blog é mais antigo e eu o descobri apenas agora, por indicação de um comentário do Fábio Mendes. Tem de tudo um pouco: favelas,  cheia do rio, visita de autoridades, fotos de restaurantes. Também com um excelente olhar do cotidiano. Clique aqui e conheça.

Saindo do fotojornalismo e das terras piracicabanas, aproveito para indicar um terceiro blog, o de Marina Favato, lá das bandas do meu Estado querido, Minas Gerais, só que de um locais mais distante (Belo Horizonte). Descobri o endereço muito por acaso, quando uma imagem clicada por ela veio parar no meu Navegador de Tags. Entrei e simplesmente adorei.

Marina dedica-se mais a eventos, mas ao contrário de fotógrafos tradicionais, lança um olhar mais poético para as cenas e consegue captar cores, contrastes e momentos indescritíveis. Clique aqui e acesse.

Agora vou parar por aqui… as imagens falam mais que mil palavras, não é mesmo?

3 comentários em “Blogs de fotografia

  1. marinafavato
    22 de fevereiro de 2010

    Ei Rodrigo,

    que carinho mais gostoso!

    O amor sendo lindo e simples resulta sempre em belas imagens…. é só sentir com o coração.

    Um beijos grande!

    Te leio sempre!

    Marina Favato

    Curtir

  2. fotografandoondeopeixepara
    21 de fevereiro de 2010

    Pô Rodrigo, tu me deixou encabulado, heheh.

    Muito obrigado, pelo carinho, pela força, enfim…pelo post.
    É recíproco ‘carinha’

    Abração e inté.

    Fábio.

    Curtir

  3. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    21 de fevereiro de 2010

    Como sempre Rodrigo você postou pérolas amei conhecer o Sr. José Bonifácio.Valeu! Bom final de Domingo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19 de fevereiro de 2010 por em Curiosidades.

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: