Dando Nota

Rodrigo Alves

A moeda própria de Rio das Pedras

rio das pedras

Aconteceu em Rio das Pedras: o presidente da Câmara de Vereadores, Elizeu Góis (PSB), quer implantar na cidade o que ele chama de “moeda própria”. Sua assessoria de imprensa distribuiu um release informando que a moeda teria “a circulação exclusiva no comércio rio-pedrense, para estimular as compras na própria cidade, reduzindo a relação de dependência excessiva dos moradores do município em relação ao comércio piracicabano”.

Para busca informações sobre o assunto, Góis mantém contato com municípios e associações responsáveis pela execução de projetos semelhantes:

esteve em Fortaleza, capital do Ceará, para conhecer o Banco Palmas, instituição fundada a partir de um projeto social em um complexo de habitações populares e favelas chamado de Conjunto Palmeiras, onde vivem cerca de 35 mil habitantes. Lá vigora há dez anos o Palmas, dinheiro de circulação exclusivamente local, com valor idêntico ao do Real.

O vereador pretende conhecer outras experiências existentes no Brasil: em São João do Arraial, no Piauí, projeto de lei determina o pagamento de 25% dos salários dos servidores públicos municipais seja feito em moeda local.

Outro modelo que está sendo considerado por Góis é o da cidade carioca de Silva Jardim, onde está em andamento a implantação do Capivari, dinheiro que está sendo criado para circular localmente. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura local, a cidade tem população semelhante a de Rio das Pedras e padece igualmente da dependência excessiva do comércio de cidades vizinhas de maior porte.

Um comentário em “A moeda própria de Rio das Pedras

  1. Renata
    31 de agosto de 2009

    Ro… A grande questão é: Por que será que as pessoas dependem tanto do comércio de uma cidade vizinha de maior porte? Não seria mesmo por falta de opção e também preço? Talvez avaliar e incentivar o comércio local seja a melhor alternativa ao invés de “obrigar” as pessoas a adquirirem produtos ali, muitas vezes mais caros e quase sempre sem muitas opções de escolha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de agosto de 2009 por em Curiosidades, Humor, Interrogação e marcado , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

#PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar! Eu pagando de tímido e sendo flagrado no Leblon Janelas do Tempo, exposição aberta hoje na Acipi, promovida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, para comemorar os 250 anos da cidade. #piracicaba250anos Como é bom ser criança! Lorenzo empolgado com a coleção de minions! Aquecendo com a #MinhaOSP A Arte em Bronze, exposição que será aberta nesta sexta-feira, 7, na Pinacoteca Miguel Dutra, às 20h, reúne obras de 34 artistas do Brasil e do exterior. Visitas até 29/7, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. #Piracicaba250anos
%d blogueiros gostam disto: