Dando Nota

Rodrigo Alves

Os cuidadores do intervalo

ScreenShot003Em plena noite de segunda-feira, compartilho uma matéria que circulou no sábado e lhes conto a experiência em fazê-la. Trata-se de uma pauta sobre o projeto Os cuidadores do intervalo, desenvolvido pelo professor de educação física Ricardo Colpas com os alunos do quinto ano do ensino fundamental do Colégio Piracicabano.

A pauta começou a seguinte forma: a Alice, filha da Cristiane Sanches (editora do JP) estuda no Piracicabano. E certo dia a Cris me contou que durante os intervalos, as crianças são incentivadas a brincar como antigamente (bolinha de gude, bambolê…).

Depois de algumas semanas, três ou quatro, apresentei como sugestão de matéria na reunião de pauta e a Flávia Paschoal, minha editora no Jornalzinho e Movimento, topou.

Logo na segunda-feira, 4, telefonei no Colégio Piracicabano para agendar a visita com as crianças. Acertei tudo com a Mírian Diehl, assessora de comunicação, que sempre me recebe com aquele discurso (olha preciso para amanhã!).

Quando cheguei no Colégio na terça-feira conheci o Ricardo e descobri que tratava-se de um assunto totalmente diferente. Em situações normais, somos obrigados a ter uma postura mais rígida, afinal pauta é pauta e eu corro o risco de chegar na redação e levar uma bronca da minha editora, nada mais justo: não foi aquilo que combinamos.

Mas como o projeto do Ricardo possuía conteúdo de peso, corri o risco, fiz a matéria com a maior naturalidade e só informei das mudanças para a Flávia na redação, que também gostou.

Não bastasse este fato, um outro me chamou muita a atenção. É a entrada da psicóloga e psicoterapeuta Andrea Raquel Martins Corrêa como fonte na matéria.

É frequente e quase uma regra nas matérias que especialistas analisem o assunto que está sendo discutido. Isso geralmente em conteúdos de comportamento e educação. Logo, nossa função de repórter é buscar tais especialistas.

No caso da Andrea, ela praticamente saltou na tela do meu computador, como obra do acaso.

É que a Ana Marly Jacobino, amiga e autora do blog Agenda Cultural Piracicabana, pediu que eu incluísse em seu endereço virtual um novo blog que havia conhecido. Era o endereço da Andrea. E eu, ao invés de apenas inserir na página do Agenda Cultural Piracicabana, acabei lendo. E lendo mesmo, do começo ao fim, porque gostei de todos os textos.

Não pensei duas vezes, mandei um e-mail para a Andrea e agendei a entrevista (por telefone, para variar, devido ao excesso de pautas e escassez de tempo). E também linkei a Andrea aqui no Dando Nota, porque seu blog é nota mil.

Depois de escrever o Sermão da Montanha, deixo aos leitores dois links:

Blog Recriando Vínculos, de Andrea Raquel Martins Corrêa (clique aqui)

Matéria do Jornalzinho – Os cuidadores do intervalo (clique aqui)

6 comentários em “Os cuidadores do intervalo

  1. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    15 de maio de 2009

    Rodrigo: parabéns O caderno Arraso está um arraso. Também, né, colocaram um “Menino” que é um “Arraso” para transformá-lo neste Arraso que ficou!Nossa! Arrasei neste comentário!

    Beijocassssssssss

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    Curtir

  2. Flávia
    14 de maio de 2009

    Ro, você está um ARRASO rsrs

    Bjoca

    Curtir

  3. Andrea Raquel Martins Corrêa
    12 de maio de 2009

    Bem, estou lisonjeada… acho que é isso, não querendo ter falsa modéstia.

    Curtir

  4. Andrea Raquel Martins Corrêa
    12 de maio de 2009

    Olá Rodrigo
    Puxa vida, muito obrigada, eu agradeço a atenção e o elogio, a mim e às crianças, que muito merecem!

    Curtir

  5. Ana Marly de Oliveira Jacobino
    12 de maio de 2009

    Nossa! Rodrigo fico muito feliz ao saber da história e de como eu aqui na minha “casa-caverna” pude cooperar com esse trabalho, também estudei quando fiz mestrado sobre a Educação em : “A criança um adulto em miniatura”, e o mais interessante é que ao ler o caderno vi a foto da filha do meu primo (Ana Beatriz, a loirinha que esta a esquerda da foto). ai, ai! Os deuses conspiram sempre a nosso favor, não é mesmo?Ah! No blog também postei um trabalhos da Professora de História Sandra Vacchi que também trabalhou sobre o tema e está muito bom!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino (feliz da vida por ajudar a colocar um pingo de consciência ao mostrar a importância do Brincar para as nossas crianças)

    Viva a Internet esse elo maravilhoso ao mundo do conhecimento, relações humanas…, mesmo para quem vive na batcaverna).

    Curtir

  6. Flávia
    12 de maio de 2009

    Eita, nem contou o final do filme! Fiquei super curiosa sobre o real tema na matéria e quando fui no clique, não funciona.
    Arruma aí, Ro!!!1

    Bjoca

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 11 de maio de 2009 por em Interrogação e marcado , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Lorenzo, 22 meses! #padrinhobabão Job da noite: Rádio Câmara Web Lorenzo fazendo arte, ensinado pelo padrinho! No filter #piracicaba250anos #piracicaba250anos #PiraParade #Piracicaba250anos Festa na roça #piracicaba250anos Jornalista sendo jornalista até no bar!
%d blogueiros gostam disto: